terça-feira, 21 de julho de 2015

Orçamento apertado, sugestões para economizar algum dinheiro


Despesas que podem parecer insignificantes (ou necessárias), em épocas que temos que ajustar o orçamento, que o dinheiro 'voa" das nossas mãos, não podem ser negligenciadas. Algumas sugestões podem parecer, a principio, um grande sacrifício, mas feitas as contas vale a mudança.

A seguir alguns exemplos de gastos que fazem diferença ao final de um ano.


Apostas em loterias

A probabilidade de ganhar o primeiro prêmio da loteria esta entre cerca 1 em 13 milhões, segundo os matemáticos, sendo assim podemos admitir que a possibilidade de ganhar é mínima. Recuperar todo o dinheiro investido ao longo dos anos pode demorar muito. Em épocas de cintos apertados convém rever essa busca pela sorte grande. Para não perder a emoção fazer uma aposta de tempos em tempos é mais seguro, até as coisas acomodarem-se.


elfandarilha© Buena Vista Images / Getty Images


Almoçar fora todos os dias

Esgota seu orçamento, além do aborrecimento de restaurantes cheios. Muitos escritórios tem forno de microondas, adequados para aquecer a comida que você pode levar de casa. Para economizar tempo na parte da manhã, deixe pronta e acomodada na noite anterior, na geladeira. Levando sua própria comida para o trabalho, reduz despesas e o alimento será certamente sem excessos de sódio e gordura.


elfandarilha© Getty Images


Revistas na banca de jornal

Está na fila do supermercado e a reportagem da capa da revista é sobre a celebridade favorita. Qual a chance de não comprá-la? Se acontecer ocasionalmente o custo não é tão alto, mas se adquirir, 26 edições de uma revista anualmente o gasto será bastante elevado. Optar por assinar o mesmo número de edições, pode ficar muito próximo da metade do valor.



elfandarilha© Getty Images 


Limpeza à seco

Quando adicionar ao preço de um suéter de $ 50 o custo de serviços de limpeza a seco regulares, este pode acabar custando $ 200 ou mais. Serviço de limpeza a seco é caro. Convém, ao comprar as peças, ler as instruções nas etiquetas. Basta seguir as orientações para lavá-las e comprar roupas que exijam limpeza a seco apenas em ocasiões que não haja outra opção e a aquisição seja necessária, exemplo (uniformes, há peças que exigem esse tipo de limpeza).


elfandarilha© Getty Images


Cafézinho com alto preço

Amamos café, mas pagamos bastante caro. Se calcular o preço médio de uma xícara de café em uma empresa bastante conhecida, é um valor que podemos considerar como alto, aliás muito alto. Se tomar um café todos os dias da semana, já pensou em fazer as contas de quanto terá gasto em um ano? Comparando o que poderia fazer com esse dinheiro, o café preparado em casa passa a ter melhor sabor, não é?

© Getty Images


Barracas de doces em teatros e cinemas

Sabemos que um refrigerante no cinema custa o mesmo que um pacote de seis no supermercado, claro que isso é a margem de lucro dos postos de doces que é grande. Em muitos cinemas a pipoca custa quase tanto quanto o bilhete de entrada. Se não pode resistir à tentação de comer algo enquanto assiste o filme, preste atenção aos dias em estações que oferecem ítens gratuitos ou a preço reduzido. Felizmente a maioria dos teatros oferecem copos de água gratuitamente.



elfandarilha© Getty Images


Produtos de beleza caros, manicure e higiene dos pés feitos por profissionais

Colocar um preço sobre a autoestima para muitas mulheres (e alguns homens), é difícil. Mas se o seu orçamento é limitado, diminuir a frequência em ir à manicure e pedicure é uma boa maneira de economizar algum dinheiro. Adquirindo alguns produtos é sempre possível arranjar as mãos e pés. Quanto aos cosméticos, se custa mais é melhor, certo? Nem sempre. Na verdade estudos de laboratório demonstraram que os shampoos dos salões de beleza não limpam melhor do que os vendidos nas farmácias. Os ingredientes são os mesmos, idênticos. O que é diferente então? Claro que abandonar os serviços dos profissionais da área da beleza não vai ser possível, mas em tempos difíceis, ajuda fazer uma pausa.



elfandarilha© Getty Images


Canais a cabo premium

Em média economiza-se $ 15 por mês, cada inscrição leva uma fatia do seu orçamento, ao final de um ano, contas feitas e o susto. Não estamos sugerindo que abandone os seus programas favoritos, mas se tiver um pouco de paciência, especialmente quem está com o orçamento asfixiado, espere pelo lançamento de seus programas favoritos em DVD, depois, há Netflix a um preço menor do que o cabo.



elfandarilha


© Getty Images


"O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele". 
- Machado de Assis -



4 comentários:

  1. Ótima matéria, algumas eu faço sempre ! rsrsr devo parar para economizar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também eu, mas há ocasiões que tenho que dar uma pausa.

      Obrigada

      Excluir
  2. Oi Rita, almoçar fora, revista.... já cortei faz tempo e só o corte de cabelo que não tem como, tem que ser no salão. Adoro fazer minhas unhas, funciona como terapia.
    Bjus e obrigada pelas dicas
    Ciça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço economia na manicure, às vezes não tem jeito mesmo, o dinheiro não estica.

      Obrigada, bjs

      Excluir

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.