quinta-feira, 2 de junho de 2016

Os 10 países com o maior número de sítios inscritos na UNESCO


UNESCO foi fundada em Paris em 4 de novembro de 1946 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, ciência, cultura e as comunicações.

As atividades culturais procuram  salvaguardar o patrimônio cultural, o estímulo da criação, a criatividade e a preservação das entidades culturais e tradições orais, assim como a promoção dos livros e a leitura. Em matéria de informação, a UNESCO promove a livre circulação de ideias por meios audiovisuais, fomenta a liberdade de imprensa e a independência, o pluralismo e a diversidade dos meios de informação, através do Programa Internacional para a Promoção da Comunicação.

Em 2011 a UNESCO contava com 195 Estados-membros e 9 membros associados. Alguns membros não são estados independentes e outros membros têm comitês de organização nacional de alguns dos seus territórios dependentes.

1 - Itália: 51 sítios listados

Na lista excepcional de patrimônio da Unesco, nem todos os lugares são cidades, edifícios e monumentos construídos pelo homem. Na verdade, a Unesco valoriza também as áreas naturais de beleza especial. Na foto: Vernazza no Cinque Terre.
 title=
© CC0 Domínio Público

2 - China: 48 sítios listados

Dado o tamanho do país e sua rica história, não é surpreendente que a China seja o segundo no ranking! Os primeiros sites foram inscritos em 1987, entre os quais, naturalmente, um é a Grande Muralha da China. Na foto: Huanglong
 title=
© CC0 Domínio Público

3 - Espanha: 44 sítios inscritos

Com seu passado turbulento, alternadamente sob o domínio de cristãos e muçulmanos, assim como seus muitos artistas, Espanha merece seu lugar na classificação. Na foto: Alhambra, em Granada.
 title=
© CC0 Domínio Público

4 - França: 41 sítios inscritos

Os sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, símbolo de consciência do Estado e do povo sobre o significado desses lugares e emblemas de seu apego à propriedade coletiva e transmissão deste patrimônio para as gerações futuras. Na foto: Pont du Gard.
 title=
© CC0 Domínio Público

5 - Alemanha: 40 sítios inscritos

Dois mil anos de história deixaram marcas significativas na Alemanha: testemunhos mudos, mas muito comentados, de feitos culturais e fenômenos naturais. Na foto: o Parque Wilhelmshöhe, Kassel.
 title=
© Pedelec

6 - México: 33 sítios listados

A história maia e a riqueza natural do país explicam esse sexto lugar. Na foto: a cidade pré-hispânica de El Tajín.
 title=
© CC0 Domínio Público

7 - Índia: 32 sítios listados

O Taj Mahal não é o único monumento para ver na Índia! Os muitos templos budistas e hindus colaboraram para que o país estivesse na 7ª colocação. Na imagem: Grupo de monumentos em Pattadakal, os templos hindus do século oito.
 title=
© CC0 Domínio Público

8 - Reino Unido: 29 sítios listados

Entre eles Stonehenge, Muralha de Adriano e da Torre de Londres. Na foto: Stonehenge.
 title=
© CC0 Domínio Público

9 - Rússia: 26 sítios listados

A maioria está concentrada no oeste do país, entre as principais cidades. Mais a leste, encontramos maravilhas em sua maioria naturais. Na foto: o Hermitage, em São Petersburgo.
 title=
© DR

10 - Estados Unidos da América: 23 sítios listados

Grand Canyon, Estátua da Liberdade e Parque Nacional de Yosemite, entre outros. Na foto: o Grand Canyon.
 title=
© Oferecido pela Ceslovas Cesnakevicius


Fonte: MSN


"É preciso erguer o povo à altura da cultura e não rebaixar a cultura ao nível 
do povo." - Simone de Beauvoir -


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.